Sexta, 13 de Dezembro de 2024
16°C 25°C
São Bernardo do Campo, SP
Publicidade

BORA VOAR ?? VIVER, REVIVER, IMAGINAR, SONHAR, CRESCER OU SIMPLESMENTE... VOAR

Por: Redação
08/11/2024 às 20h54
BORA VOAR ?? VIVER, REVIVER, IMAGINAR, SONHAR, CRESCER OU SIMPLESMENTE... VOAR

Quer saber onde? De graça, todos os dias, muitas horas por dia. Posso te apresentar. Bora?
Professora Renata Saggioro Silva

Tem um lugar que eu mais gosto na escola: a biblioteca. Aquela biblioteca que você pode entrar com tempo, vasculhar as estantes, os livros aleatoriamente. A biblioteca é aquele espaço da escola que você pode conhecer o mundo de graça, que você pode ter ou fazer amigos sem sair do lugar.

Você pode ter, conhecer e inventar novas ideias usando a imaginação, a sensibilidade, a inteligência ou suas experiências. Na biblioteca você pode conhecer Ziraldo e seu Menino Maluquinho, mas também a encantadora “Professora Muito Maluquinha”; as brincadeiras, no “Convite” de José Paulo Paes, as poesias de Neruda, as palavras de Rita Lee.

Tem tanto lugar pra conhecer na biblioteca... um mundo infinito de paisagens, de pessoas, de rios, mares, lagos, montanhas, pores-do-sol, nasceres do sol, escaladas, romances, aventuras, sossego... Você pode rir, chorar, se emocionar de diversas maneiras, às vezes tudo ao mesmo tempo, dependendo da história.

Na biblioteca você pode ter a sorte de conhecer outros mundos, Planetas,  dimensões,  tempos,  histórias além das suas, outras vidas. Pode até conhecer os sentimentos dos animais, falar com eles, sentir como sentem, entender como vivem.

Na biblioteca tem espaço até para vida após a morte (sério !!!!!) Basta entrar e descobrir. Você pode vasculhar, xeretar. Mas tem que entrar com calma, chegar de mansinho, com cuidado, com gana de cientista pesquisador, descobridor de segredos. Ah... são muitos os segredos de uma biblioteca...

Na biblioteca (geralmente) tem um silêncio gostoso, que faz você ‘perder’ (ou melhor: ganhar) horas na imensidão das histórias, das páginas, dos espaços, dos gostos, dos livros, fotografias, imagens, conhecimento... E como tem imagens!!! Que delícia! Você pode apreciar fotos, desenhos, obras de arte, gravuras... em algumas delas até esculturas.

A biblioteca, para mim é um lugar de encantamento, de magia, de sabedoria, de fadas, gnomos, bruxas, princesas, príncipes, de amor, de alegria, de suspense, de muitas emoções. E o melhor: você pode levar todas essas emoções, esse mundo todo, para casa. Pensa só: levar uma história de paixões, ou de oceanos, ou de vidas passadas, pra ler na sua cama, debaixo das cobertas ou sob a luz de uma luminária ou a luz de velas... incrível !!!! Você pode ser branco, preto, pardo, vermelho, amarelo, bege, rosa... da cor que quiser, pode ser ateu ou do candomblé, budista, judeu, cristão... de qualquer religião, raça, etnia, origem ou fé. Pode ser homem, mulher, LGBTQIA+ ou tudo isso junto. Pode ser adulto ou criança, adolescente ou idoso, professor ou estudante, médico, cozinheiro, faxineiro, advogado, amigo ou inimigo... ainda assim você pode voar dentro de uma biblioteca, ou de um simples livro, estar seguro ou em perigo.

Sigo os conselhos da minha sábia mamis Cuentilha: “Leia tudo o que vier à sua frente, tudo o que vier à sua mão”.

Dentro da biblioteca, “tudo vale a pena se a alma não é pequena”, já dizia o poeta Fernando Pessoa e tantos outros de seus amigos. Você pode se encontrar, mas também você pode ter a maravilhosa experiência de se perder num vôo mágico!

Foto

Foto

Foto

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários