Quarta, 20 de Outubro de 2021 12:51
(11) 99734-5699
Entretenimento Belezas do litoral

Vulcão em Peruíbe (SP)? Conheça as lendas da cidade mais mística do litoral paulista

Serra do Itatins deixa as manhãs de Peruíbe com cara de vulcão em atividade e fotos viralizam na web. Confira aqui algumas das lendas que intrigam os moradores

21/06/2021 11h09
Por: Redação Fonte: Sistema Costa Norte
Foto: reprodução-Peruíbe Mirante 77
Foto: reprodução-Peruíbe Mirante 77

Populares registraram uma bela imagem da cidade pela manhã em Peruíbe, Litoral Sul de São Paulo. Depois da aparição de OVNIs e estátua de Homer Simpson a cidade teve mais um registro peculiar para o currículo: a de uma foto da Serra do Itatins coberta de nuvens, o que fez com que a paisagem se assemelhasse a um vulcão em atividade.

As nuvens sobre o pico da Serra dos Itatins, um dos pontos mais altos da cidade, notaram uma composição visual quase idêntica a de um vulcão em atividade, comumente registrada mundo a fora. Apesar do registro, a cena do litoral paulista é normal para a população e pode ser registrado por vários ângulos.

A Serra do Itatins tem 500 metros de altitude. De lá é possível ter uma vista panorâmica da cidade em 360º, avistando diversas praias como a Praianha, Guaraú, praia do Una e até da cidade de Itanhaém.

Para chegar ao pico é necessário subir a estrada do Guaraú até chegar na entrada da trilha, com nível de dificuldade moderado. A trilha é realizada pelo meio da mata, com um caminho de fácil identificação.

Durante o percurso é possível ver e ouvir pássaros nativos como papagaios, periquitos, tucanos, dentre outras aves que fazem dali seu lar. A trilha também conta com uma bica de água doce, sendo possível refrescar-se e beber a água gelada que corre do topo da nascente no morro.

Lendas do Itatins

Na estrada que passa na Serra do Itatins, ligando Peruíbe a Praia do Guaraú, encontra-se uma formação rochosa de onde é possível enxergar um desenho que se assemelha a uma serpente. Esta formação recebe muitos nomes, como Portal da Serpente, Pedra da Serpente e Arco Escuro. Este local é palco de muitos eventos misteriosos.

Muitos afirmam ver seres de branco, altos e muito brilhantes. Existem inclusive lendas indígenas falando a respeito da Pedra da Serpente e que no lugar havia uma gruta da qual saia fumaça e fogo. Alguns acreditam que ali encontra-se um “portal místico” conectado à uma cidade subterrânea de uma civilização perdida, ou até mesmo extraterrestre.

Segundo as lendas, a montanha seria oca, possuindo muitas passagens escondidas e que levariam até uma grande caverna, sendo esta a entrada para o outro mundo. As pessoas que passam por lá, quando batem com algum objeto em certas partes da rocha, escutam um som de oco, fruto da batida.

De acordo com informações do Blasting News atualmente há vários relatos de que no lugar, principalmente à noite, é visto um ser alto e loiro vestido de branco e que carrega, na altura do peito, um emblema de serpente que olha na direção da Ilha da Queimada Grande.

Ele ficaria por lá durante um tempo e, depois se dirigia a rocha sumindo misteriosamente. Há relatos de aparições de óvnis nesta região. Alguns dizem que este ser seria o protetor da cidade de Peruíbe.

A cena do litoral paulista é normal para a população e pode ser registrado por vários anglos / Foto: adilsonkarafa

Serra do Itatins a "Morada dos Deuses"

A Serra do Itatins é um vulcão extinto que, de acordo com as lendas e tradições, atribuí poderes místicos de cura devido ao ar ozonizado. Por esse motivo, as tribos indígenas do lugar deram o nome de Itatins, que significa "Morada dos Deuses". Eles acreditavam que apenas os deuses poderiam criar este ambiente. Os primeiros habitantes da região contam que, em certas noites, era possível ver uma gruta.

 

As lendas não explicam qual o motivo da rocha ter aparecido fechada para sempre. O contorno da "porta" que muitos afirmam ser uma serpente impressa na parede teria poderes místicos. A serpente seria a "guardiã da felicidade" e, ao acariciar a pedra sete vezes, atrairia o bem estar, diz a lenda. As aparições do Guardião de Peruíbe são tidas como sagradas e trariam sorte aos que presenciam o acontecimento.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.