São Bernardo do Campo tem sido palco de uma iniciativa inovadora que une inclusão social e saúde mental através do esporte. A Clínica Arte Psico e a Arena do Momento fecharam uma parceria para proporcionar atividades adaptadas a adolescentes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O projeto, que vem sendo descrito como um sonho realizado pelos idealizadores, oferece um ambiente acolhedor e estimulante para esses jovens, buscando não apenas a inclusão, mas também o bem-estar físico e emocional.
"Nesta semana demos início a uma parceria e um sonho particular, que, desde o começo da minha trajetória, busquei estruturar em relação a um projeto social", afirmou Fábio Marconi, diretor da Arena do Momento. O projeto utiliza o acompanhamento terapêutico (AT), um profissional especializado que trabalha diretamente com os pacientes, seja em ambiente clínico, escolar ou domiciliar. O AT é responsável por aplicar programas comportamentais desenvolvidos com base nos objetivos terapêuticos de cada paciente, focando em ensinar novos comportamentos e reduzir aqueles que possam trazer prejuízos.
O diferencial deste projeto é a integração dos adolescentes em atividades físicas adaptadas em ambientes ao ar livre. "A ideia é sair do ambiente da clínica, das salas, e proporcionar oportunidades de estar em grupo em ambientes confortáveis para eles. Fazemos bastante atividades em quadras, praças e parques, e os resultados são sempre muito satisfatórios", explica Douglas Macedo, psicomotricista da Clínica ARTE PSICO. Ele ressalta a importância de atividades na areia, como vôlei de praia, futvôlei e beach tennis, que ajudam os jovens a desenvolver habilidades motoras, equilíbrio e coordenação.
Thainara Morales, diretora da Clínica ARTE PSICO, enfatiza que o esporte é essencial não apenas para a saúde física, mas também para a saúde mental, especialmente para aqueles com transtornos de desenvolvimento. "A prática de atividades físicas faz bem para o corpo e a saúde mental. Quando falamos da mente, incluímos transtornos como o autismo, TDAH, transtornos de aprendizagem e síndromes. O esporte inclusivo é uma ferramenta poderosa para promover uma vida mais saudável e melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes."
A iniciativa inclui modalidades esportivas populares como futebol de areia, que adaptam regras para atender às necessidades dos adolescentes com TEA. Além das atividades físicas, o projeto visa criar um espaço de socialização e integração, onde os jovens podem explorar novas habilidades em um ambiente seguro e acolhedor. "Sol e pé na areia podem ser sinônimos de praia e descanso para algumas pessoas, mas para os autistas, é um estímulo sensorial e uma oportunidade de desenvolver habilidades físicas e emocionais", acrescenta Douglas.
A parceria entre a Arena do Momento e a Clínica Arte Psico também prevê a realização das Olimpíadas Arte Psico, um evento destinado a promover a prática de esportes entre adolescentes autistas. Essa iniciativa pioneira é um passo significativo para a inclusão social e o desenvolvimento integral desses jovens, mostrando que, com o suporte certo, é possível superar barreiras e alcançar novos patamares de bem-estar e qualidade de vida.
Saiba mais pelo instagram: @arte.psico e @arenadomomento
Mín. 18° Máx. 33°