O pedagogo tem a formação inicial com habilitação para lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, porém, dentro das áreas de especialização o profissional pode atuar em diversas áreas além da sala de aula.
Agora que expliquei a vocês um pouco sobre a área de atuação do pedagogo, vamos falar um pouco sobre a área principal de atuação a sala de aula, e qual o papel do pedagogo frente a inclusão escolar.
Atualmente as escolas de rede pública e privada recebem com muita frequência alunos de inclusão, as vezes chegando a ser mais de um aluno por sala, porém, muitas vezes o profissional não possui nenhuma especialização em educação inclusiva e acaba ficando perdido frente a situação.
O papel do pedagogo na inclusão escolar, mesmo que não tenha uma especialização, é garantir primeiramente um ambiente de segurança para aquele aluno, além de proporcionar um ambiente acolhedor, promover propostas que visam promover a igualdade de oportunidades de ensino, respeito à diversidade e valorização das diferenças, isso é parte fundamental da inclusão escolar.
Outro ponto que cabe ao pedagogo responsável, é o planejamento e a criação de estratégias de propostas inclusivas, de acordo sempre com o conhecimento prévio do aluno, que visam não apenas o desenvolvimento acadêmico, mas também o contexto social do aluno.
Também é papel do pedagogo a adaptação de atividades e propostas para alunos de inclusão, onde, o aluno pode apresentar alguns déficits acadêmicos, visuais e comunicativos. Para essa etapa, o pedagogo precisa conhecer o seu aluno e avaliar qual será o melhor método de adaptação, criar estratégias e realizar um planejamento, para que, aí sim, esse aluno consiga realizar as propostas e atividades com mais confiança, autonomia e engajamento.
Thaina Queiroz Silva dos Santos
Psicopedagoga
Pedagoga ABA
Futura Analista do Comportamento
Mín. 18° Máx. 30°