Autor da lei que acaba com a saidinha de presos no Brasil, junto com outros parlamentares, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) trabalhou ativamente para que a Câmara derrubasse o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que não queria acabar com essa regalia.
Para o deputado, é lamentável que o presidente da República entenda que seja razoável manter esse privilégio a esses criminosos, muitos deles que acabam nem voltando para as celas. “Esse é um abuso que ocorre no Brasil. Os presidiários saem nos feriados e acabam cometendo outros crimes. Com a derrubada do veto, o Congresso deu um ponto final nessa história.”
No último dia 28 de maio, o Congresso derrubou de forma contundente o veto de Lula. Na Câmara, foram 314 votos a favor da derrubada e 126 contra, além de duas abstenções. No Senado, foram 52 votos a favor, 11 contra e uma abstenção. Entre os que votaram pela manutenção da saidinha estão os deputados federais do PT.
A atuação de Alex Manente para acabar com esse absurdo não é de hoje. Em 2022, ele já celebrava a aprovação inicial de seu projeto na Câmara. “Uma grande vitória para as pessoas de bem. Os índices de criminalidade aumentam quando há essas saídas temporárias. Queremos acabar com esse tipo de impunidade no Brasil”, disse Alex, na época.